NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Muitas pessoas têm dúvida sobre os Cuidados Paliativos, por isso separamos alguns mitos e verdades sobre esse tema. Confira!
Cuidados Paliativos são apenas para pessoas em estado terminal. R: Mito - Os Cuidados Paliativos são oferecidos a pessoas com doenças ameaçadoras à vida, mesmo que não estejam em estado terminal.
Os Cuidados Paliativos podem ser iniciados junto aos tratamentos curativos. R: Verdade - Podem ser iniciados junto aos tratamentos curativos para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Quem está em Cuidados Paliativos não pode mais receber tratamentos ativos, como quimioterapia ou radioterapia. R: Mito – Tratamentos como quimioterapia podem ser mantidos se houver benefício para o paciente.
O objetivo dos Cuidados Paliativos é aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida. R: Verdade – O principal objetivo é aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.
Somente médicos podem prestar Cuidados Paliativos. R: Mito – Uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde, pode prestar os cuidados.
Os Cuidados Paliativos priorizam apenas aspectos físicos da doença, como a dor. R: Mito – Os Cuidados Paliativos abordam aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.
Cuidados Paliativos são destinados apenas a idosos. R: Mito – Pessoas de todas as idades, incluindo crianças, podem receber Cuidados Paliativos.
As famílias também recebem apoio nos Cuidados Paliativos. R: Verdade – Elas recebem suporte emocional e cotidiano.
Receber Cuidados Paliativos significa que o paciente vai morrer em breve. R: Mito – Os Cuidados Paliativos não indicam um prognóstico imediato de morte; eles oferecem conforto em qualquer estágio da doença.
Os Cuidados Paliativos são uma opção apenas para pacientes com câncer. R: Mito – Cuidados Paliativos são oferecidos a pessoas em condições graves, não apenas câncer, como doenças cardíacas, pulmonares, demências, neurológicas, gastrointestinais, reumatológicas, infectocontagiosas, entre outras.
O Hospital Felício Rocho conta com uma equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos formada por médicos, psicólogo e enfermeiro especializados para atender os pacientes e suas famílias.
Por Dr. João Paulo Ramos Campos, coordenador dos Cuidados Paliativos.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.